top of page
  • Foto do escritorColetivo De Capoeira Angola UFABC

Capoeira, Ancestralidade e Contemporaneidade

Atualizado: 6 de mai. de 2020

O segundo encontro do Ciclo de Debates organizado pelo projeto de extensão Capoeira Angola e academia: Encruzilhada de Saberes, teve como tema a provocação "Capoeira, Ancestralidade e Contemporaneidade", aconteceu no dia 6 de setembro de 2019, no campus Santo André da Universidade Federal do ABC, e contamos com a presença ilustre do Mestre Cobra Mansa. Mestre Cobra Mansa (Cinézio Feliciano Peçanha) é mestre de capoeira angola formado por Mestre Moraes (1986) ,graduação em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador (1993). Doutorando no DMMDC/UFBA . Orientado de Eduardo Oliveira . Pesquisador em artes marciais e arcos musicais africanos, cultura bantu ,cosmologia Bakongo identidade e ancestralidade . Tem experiência em capoeira Angola e atuação ativa na área de agroecologia, permacultura , Bioconstrução , agrofloresta e organização comunitária.

Durante a exposição do mestre discutimos esse movimento entre avançar para a modernidade, mas sem perder a essência da ancestralidade, e como isso se traduz na "Kalunga".

Gostaríamos de agradecer ao mestre por ter estado conosco e compartilhado conosco os seus ensinamentos. E gostaríamos de agraceder também ao Coletivo de Capoeira Angola da UFABC, a Pró Reitoria de Extensão e Cultura e a Universidade Federal do ABC pelo suporte ao evento. E a todos que compareceram, o nosso muito obrigada.

​

Até a próxima

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page